Ministra do Trabalho e Segurança Social oferece kits de produtos de combate à Covid-19

Um cheque de 3 milhões de Meticais, 200 baldes com torneiras, 200 bacias, 50 barras de sabão e 20.000 máscaras faciais é o total de bens oferecidos por Sua Excelência Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Adamugy Talapa, à população de Cabo Delgado por intermédio do Secretário do Estado daquela província, Armindo Ngunga.

A oferta se enquadra nos esforços do Ministério de Trabalho e Segurança Social (MITSS) em coordenação com as instituições de tutela no sentido de ajudar a combater a propagação da pandemia da Covid-19 e mitigar o impacto negativo provocado pelo ciclone Kenneth e pela insurgência em Cabo Delgado.

Assim, o cheque de 3 milhões de Meticais doado este fim-de-semana à população vai ser usado para reconstrução de casas de pensionistas fustigados pelo ciclone Kenneth, ou garantir a sustentabilidade das famílias deslocados pelo conflito armado em Cabo Delgado.

 Esta oferta foi em cumprimento a uma promessa feita aquando da Reunião do Conselho de Ministros havida este ano na cidade de Pemba.

“É apenas um gesto que queremos que seja replicado pelos diversos actores da vida social e económica”, disse Margarida Talapa em discurso de ocasião.

Por outro lado, o MITSS está a produzir, a nível nacional, um total de 300 mil máscaras faciais envolvendo 500 trabalhadores por conta própria entre alfaiates e modistas. Ao nível de Cabo Delgado, estão a ser fabricadas 30.000 máscaras por 50 trabalhadores por conta própria, sendo que 20.000 desse lote foi já entregue no último Sábado, 13 de Junho.

A costura de máscaras consiste na entrega gratuita de capulanas aos alfaiates e modistas que depois confecionam e vendem-nas a preço bonificado de não mais de 50 Meticais/unidade. Assim, o MITSS não só ajuda a população a combater a Covid-19, mas também garante a sustentabilidade dos fazedores de máscaras.

Estas ofertas estão inseridas na recente visita da Ministra do Trabalho e Segurança Social no âmbito da monitoria ao cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, Plano Económico Social 2020 e Impacto da Covid-19 no Sector do Trabalho.

A cerimónia de entrega dos produtos de prevenção à Covid-19 foi ainda testemunhada pelo Governador da Província, Valige Tauabo, e pelo presidente do Município de Pemba, Florete Simba Motarua e outros dignitários a nível provincial.